A aprendizagem está presente na brincadeira, enquanto brinca, a criança exercita a criatividade e desenvolve sua personalidade sem saber que o está fazendo, pois está completamente absorta no ato de brincar. Segundo Winnicot (1982) "a brincadeira fornece uma organização para a iniciação de relações emocionais e assim propicia o desenvolvimento de contatos sociais". Através do brincar a criança constrói regras, aprende a ouvir e a conviver em grupo, faz isso espontaneamente e intensamente, vivenciando cada instante, cada evento, como se fosse o último, por isso a dificuldade em deixar de brincar.
Na sala de aula, a brincadeira tem um papel mais importante ainda, pois é lá que construímos nossa identidade social, que nos constituímos como seres que fazem parte de um grupo fora da família, ali aprendemos a lidar com as frustrações e a buscar nossos ideais e sonhos. Uma criança que aprendeu valores humanos sólidos, que sabe respeitar o outro, respeitar limites, que conhece seus direitos está se desenvolvendo física e emocionalmente em direção a construção de uma sociedade menos desigual.
Acredito que a sala de aula é lugar de brincar sim, quando o professor desperta em seu aluno o desejo de aprender, quando consegue desafiá-lo a construir seu conhecimento e despertar nele a alegria da descoberta do novo. O professor que promove uma aprendizagem prazerosa, com espaço para o lúdico e para as experimentações, que incentiva a criatividade e autonomia, além de estar aprendendo como seu aluno aprende – pois, na brincadeira a criança expressa seu pensamento, suas emoções e angústias – está também contribuindo para o desenvolvimento integral do seu aluno.
Na sala de aula, a brincadeira tem um papel mais importante ainda, pois é lá que construímos nossa identidade social, que nos constituímos como seres que fazem parte de um grupo fora da família, ali aprendemos a lidar com as frustrações e a buscar nossos ideais e sonhos. Uma criança que aprendeu valores humanos sólidos, que sabe respeitar o outro, respeitar limites, que conhece seus direitos está se desenvolvendo física e emocionalmente em direção a construção de uma sociedade menos desigual.
Acredito que a sala de aula é lugar de brincar sim, quando o professor desperta em seu aluno o desejo de aprender, quando consegue desafiá-lo a construir seu conhecimento e despertar nele a alegria da descoberta do novo. O professor que promove uma aprendizagem prazerosa, com espaço para o lúdico e para as experimentações, que incentiva a criatividade e autonomia, além de estar aprendendo como seu aluno aprende – pois, na brincadeira a criança expressa seu pensamento, suas emoções e angústias – está também contribuindo para o desenvolvimento integral do seu aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário