No decorrer dos estudos da interdisciplina EPPC, percebi que ao repensar Currículo, Didática, Avaliação e Projeto Político Pedagógico, refletimos sobre que cidadão estamos formando e em que sociedade queremos viver. Compreendi também a importância de todos os segmentos da Comunidade Escolar estarem envolvidos na construção do PPP e, principalmente, participarem efetivamente da sua execução.
O Projeto Político Pedagógico da escola engloba o currículo, a didática, a avaliação, os objetivos e os princípios que a mesma se propõe a realizar, visando transformar a escola num espaço onde cada indivíduo seja autor do seu próprio conhecimento e que este faça sentido para a sua vida.
Hoje todos têm acesso à escola, mas esta escola não esta preparada para atender as diferenças, os professores ainda tem dificuldade de fazer seus planejamentos para atender as necessidades de cada aluno, é praticamente impossível fazer uma adaptação curricular individualizada.
Como professora comprometida que deseja uma transformação social urgente, não aceito mais simplesmente transmitir conteúdos, valores e saberes escolares aos alunos, quero participar ativamente deste processo. E, para tanto, é necessário buscar articular este discurso à nossa prática.
Quando eu trabalhava no Laboratório de Informática, com EJA, os adultos mais idosos não se interessavam pelas atividades propostas e ficavam entediados em frente ao computador. Dei-me conta que era necessário refazer o caminho, que primeiro eu precisava conhecer aquele aluno e suas vivências, percebi que a tecnologia por si só não acrescentaria nada ao aprendizado dos alunos, procurei superar as dificuldades do cotidiano buscando promover a aprendizagem dos alunos. É fundamental que o currículo seja flexível e considere o conhecimento e as vivências de cada aluno, seja ele adulto ou criança, pois a aprendizagem ocorre em todos os espaços onde há interação social.
No relatório da UNESCO elaborado por educadores contemporâneos, foi estabelecido que a educação deve estar apoiada em quatro pilares: "aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a se relacionar e aprender a ser" (Delors, 1999), portanto, é necessário que nós professores estejamos sempre em busca de inovações por uma educação transformadora.
O Projeto Político Pedagógico da escola engloba o currículo, a didática, a avaliação, os objetivos e os princípios que a mesma se propõe a realizar, visando transformar a escola num espaço onde cada indivíduo seja autor do seu próprio conhecimento e que este faça sentido para a sua vida.
Hoje todos têm acesso à escola, mas esta escola não esta preparada para atender as diferenças, os professores ainda tem dificuldade de fazer seus planejamentos para atender as necessidades de cada aluno, é praticamente impossível fazer uma adaptação curricular individualizada.
Como professora comprometida que deseja uma transformação social urgente, não aceito mais simplesmente transmitir conteúdos, valores e saberes escolares aos alunos, quero participar ativamente deste processo. E, para tanto, é necessário buscar articular este discurso à nossa prática.
Quando eu trabalhava no Laboratório de Informática, com EJA, os adultos mais idosos não se interessavam pelas atividades propostas e ficavam entediados em frente ao computador. Dei-me conta que era necessário refazer o caminho, que primeiro eu precisava conhecer aquele aluno e suas vivências, percebi que a tecnologia por si só não acrescentaria nada ao aprendizado dos alunos, procurei superar as dificuldades do cotidiano buscando promover a aprendizagem dos alunos. É fundamental que o currículo seja flexível e considere o conhecimento e as vivências de cada aluno, seja ele adulto ou criança, pois a aprendizagem ocorre em todos os espaços onde há interação social.
No relatório da UNESCO elaborado por educadores contemporâneos, foi estabelecido que a educação deve estar apoiada em quatro pilares: "aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a se relacionar e aprender a ser" (Delors, 1999), portanto, é necessário que nós professores estejamos sempre em busca de inovações por uma educação transformadora.
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