20 de out. de 2007

Quando o professor "ensina", sempre ocorre aprendizagem?

Nem sempre que o professor ensina, ocorre aprendizagem, pois muitas vezes os conteúdos são desarticulados, não fazendo parte do cotidiano do aluno, fazendo o mesmo perder o interesse pelas aulas e pela escola. Ocorre também de o aluno somente decorar o conteúdo para a prova, obter boas notas e logo após esquecer tudo, o que comprova que não ocorreu aprendizagem.
A aprendizagem ocorre em todos os lugares onde possamos fazer trocas, pois somos seres sociais e a escola não é o único espaço onde ela acontece. Aprendemos em casa, com a família e em todos os grupos que convivemos; a televisão e a internet também são responsáveis por boa parte da aprendizagem hoje em dia.
Ensino em cada situação vivenciada. Estou ensinando em cada atitude que tomo diante do outro, mas só obtenho sucesso quando meus alunos aprendem. Toda que vez que percebo um aluno lendo uma palavra nova, que até pouco tempo ele não conseguia decifrar, vejo que o ensinei, observo isso, pois o acompanhei desde a sua chegada na escola, vi seu progresso dia-a-dia, cada dificuldade e como ele a superou, ou seja, fiz as intervenções necessárias para que sua aprendizagem se efetivasse.
É difícil para mim, relatar situações de ensino-aprendizagem, pois desde o início de 2005 estou fora de sala de aula (trabalhando na Secretária de Educação), procuro sempre relacionar minha prática a tudo que já li e que venho estudando durante estes anos todos de Magistério (são 19 anos); as conversas com os colegas também são fundamentais, mesmo estando afastada da sala de aula, convivo com professores, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais durante meu dia-a-dia; consigo assim estabelecer boas trocas de experiências e me reconhecer nos seus relatos também.

Nenhum comentário: